O manguezal de Brejo Grande está sendo devastado pela carcinicultura (criação de camarão em tanque). Com este cultivo, o grande prejudicado é o caranguejo uçá que vai perdendo espaço para os tanques de camarão que se aglomeram cada vez mais, desmatando e poluindo o mangue, o berço da vida nativa dessa região.
Com a construção desses tanques são desmatadas áreas quilométricas, muitas das vezes de forma tradicional, ou seja, com o uso da mão de obra humana: homens com facões e machados roçam e queimam toda a vegetação. Isso ocorre frequentemente com os pequenos produtores, que não têm como pagar a operação feita com máquinas. Decorrente desse fato surge a migração dos caranguejos que se alojam em locais impróprios para seu ciclo de vida.
Além deste fato que interfere na reprodução dos caranguejos, existe ainda a poluição que os produtos químicos usados na produção de camarão causam ao meio ambiente. Neste processo, é colocado dentro dos tanques de camarão produtos altamente tóxicos que, depois de terem matado toda forma de vida ali existente, são despejados diretamente nos rios, poluindo e afetando a todas as espécies dessa área, inclusive o homem. Desta forma, o homem tem prejudicada uma importante fonte de seu alimento, especialmente o caranguejo, que nessa região é responsável por 60% da renda do povoado de Brejão dos Negros.
com alegria que vejo brejao dos negros ser conhecido no mundo todo isto nos enche de orgulho tem uns jovens do projeto midia jovem que serao homens e mulheres de respeito amanha isto e lindo hoje tenho 63 e so ohomem que sou porque comecei minha vida num grupo de jovem como este pena que os jovens de hoje nao pensem assim mais e o preço dda modernidade hoje
ResponderExcluirMe interecei muito por este projeto fogao solar por favor se alguem ai de brejo grande conecer o projeto me mande hum email veraesantana@yahoo.com.br pois na regiao que moro e muito quente e este projeto tem ser divulgado depende de nos desde ja obrigado pela colaboraçao
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirBoa tarde.
Meu nome é P5riscila, sou do estado de Minas gerais.Curso enfermagem na universidade federal de juiz de fora, e estamos tentando a vaga para desenvolver o projeto Rondom na cidade de Brejo Grande em janeiro de 2011. Sendo assim, gostaria de entrar em contato com algum morador da região para saber mais da cidade e poder desenvolver um projeto com a cara do povo e com muito amor. meu e-mail é: motarezende@ig.com.br. Caso não seja possivél o contato, poste mais sobre a saúde da região, como é? suas limitações?tem posto de saúde? como ele funciona? PSF? tem escolas? quantas? onde?.Queremos muito contribuir para essa cidade maravilhosa,já estamos apaixonados.
Beijo grande
Pri